quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O passo-a-passo da massagem que afina a barriga



Além de todos os benefícios para a boa forma, a auto massagem faz com que o corpo libere endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.



Preparação
Antes de começar os movimentos, escolha um lugar agradável para se sentir estimulada. Nos primeiros dias, o ideal é que você fique em pé de frente para o espelho para conferir se está seguindo os passos corretamente e simetricamente. Com a prática, poderá realizar a massagem até deitada.





1° passo: aquecimento
Duração: 3 minutos.
Movimento:
espalhe creme nas mãos e distribua no local. Com a mão direita, faça leves movimentos circulares (no sentido horário) ao redor do umbigo. Junte a mão esquerda para auxiliar, seguindo o mesmo sentido e percurso. Aos poucos, aumente a força na área e o diâmetro da manobra, até que atinja também as laterais da barriga.
Benefício: ativa a circulação da primeira camada da pele. É importante que seja feito na direção indicada para impulsionar também o movimento peristáltico, responsável pelo bom funcionamento do intestino.





2° passo: drenagem
Duração: 3 minutos.
Movimento:
com as palmas das mãos abertas e encostadas nas laterais do abdômen, friccione a pele enquanto passa uma mão de um lado para o outro, alternando-as. Continue com o processo de vai-e-vem por aproximadamente 2 minutos. Ao final, posicione as mãos abertas nas laterais do abdômen e leve as duas para o centro, apertando-as contra a pele. Quando se encontrarem, com a mesma pressão, continue o movimento na direção da virilha.
Benefício: estimula a circulaçãoe drena as toxinas.







3° passo: pinçamentos
Duração: 3 minutos.
Movimento:
na lateral direita do abdômen, com as mãos posicionadas diagonalmente, belisque uma camada grossa da pele, como se estivesse descolando-a. Aos poucos, dirija-se para o centro da barriga dando beliscões durante todo o trajeto. Quando atingir o meio, continue a manobra descendo no sentido da virilha. Faça a massagem de modo que toda a região lateral e central fique estimulada. Repita igualzinho para o outro lado.
Benefício: aumenta a circulação na camada de gordura.






4° passo: rolamentos
Duração: 3 minutos.
Movimento:
no alto da lateral direita do abdômen e usando as duas mãos, pince o tecido pegando uma camada grossa de pele. Certifique-se de que o polegar e o indicador das mãos direita e esquerda estejam unidos. Aos poucos, deslize as pontas dos dedos para lados opostos, até que atinjam as laterais da barriga.
Repita na camada inferior de pele e assim por diante, até chegar na virilha. Volte para o topo do abdômen e faça a mesma massagem,de forma a estimular toda a barriga.
Benefício: acelera a circulação na camada de gordura.




5° passo: deslizamentos
Duração: 3 minutos.
Movimento:
com os punhos fechados, no alto das laterais do abdômen, deslize as mãos ao mesmo tempo na diagonal, friccionando-as contra a pele até que se encontrem no centro da barriga. Repita várias vezes em diferentes alturas.
Beneficio: ativa a circulação e drena as toxinas.

Finalização
Depois da massagem, besunte a barriga com creme, enfaixe-a com papel-filme e enrole com uma manta para aumentar a ação do produto. Retire após 15 minutos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Risoto de Frango


Ingredientes

- 1/2 xícara (chá) de cebola picada
- 2 colheres (chá) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de tomate picado sem sementes
- 2 dentes de alho picados
- 4 filés de peito de frango cozido e desfiado
- Pimenta-do-reino e pimenta-malagueta a gosto
- 4 xícaras (chá) de arroz branco cozido
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Margarina light para untar


Modo de Preparo

Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente o tomate e todos os outros ingredientes (exceto o queijo ralado), mexendo sempre. Transfira a mistura para um refratário untado com margarina, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno médio, por cerca de 25 minutos, até o queijo gratinar. Sirva a seguir.


Valor nutricional e calórico
por porção :

1 porção = 1 prato fundo (250.0g)
número de porções = 4
calorias = 314 kcal
carboidratos = 30.60 g
proteínas = 30.60 g
lipídios = 6.60 g

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Quibe de fôrma light



Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de trigo para quibe;
- 1/2 litro de água;
- 1/2 xícara (chá) de aguar fervente;
- 2 pacotes de caldo de carne em pó light (0% de gordura);
- 300 g de carne moída (já existe no mercado a light);
- 1 colher (sopa) de margarina light;
- 1 pimentão vermelho picado;
- 1 cebola picada;
- 1 ramo de hortelã picado.


Modo de Preparo:

Deixe o trigo de molho na água fria de véspera. Dissolva os pacotes de caldo de carne na água fervente e espere esfriar. Tempere a carne com o caldo já frio e deixe tomar gosto por uns 10 minutos. Junte o trigo já escorrido, a margarina, o pimentão, a cebola e a hortelã. Misture tudo muito bem e arrume numa fôrma refratária, alisando a superfície com uma faca molhada. Distribua por cima um pouco de margarina light leve para assar em forno quente por 30 minutos

Manual de sovrevivência ao desânimo

Não importa se é depressão, só tristeza ou TPM, algumas atitudes podem suavizar os sintomas ou acabar com eles

mexa-se para espantar o baixo-astral
Está comprovado que suar a camiseta levanta o astral. A atividade física libera as endorfinas, antídoto certo contra essa lente que deixa o mundo cinza. No caso de depressão ou tristeza, os especialistas dizem que melhor ainda é o exercício ao ar livre: sabese que a exposição à luz solar regula o relógio biológico e que o índice de depressão é mais alto nos países em que o inverno é longo e cinza.

não tape o sol com a peneira
Os sentimentos existem para ser vividos, sejam bons ou ruins. Fingir que não existe sofrimento é um mau negócio. O preço vai ser cobrado no futuro e pode rolar um "colapso nervoso", aquela cena horrível de desabar num choro de repente, em plena festa, no meio de um monte de gente. Encarar a realidade é condição básica para poder mudá-la a nosso favor!

ponha a boca no trombone
Seus amigos podem ficar cheios de tanto ouvir você choramingar ou contar a mesma história, mas o bem que vai fazer a você falar dos sentimentos vale o mico. Pode ser uma frustração, uma derrota terrível, não importa: conte para alguém e você verá que o monstro não é tão terrível quanto parece. Escrever também funciona!

persiga o seu sonho
Não é porque o mundo parece estar conspirando contra que você vai desistir assim, fácil, do futurocom que está sonhando há tempos. Alcançar o que se espera pode ser só uma questão de tempo. A persistência e determinação podem levá-la bem longe (na direção oposta ao baixo-astral), porque as conquistas fazem enorme bem para a auto-estima.

Fonte: Boa Forma
http://boaforma.abril.com.br

domingo, 7 de outubro de 2007

Rir e gargalhar!!!

sábado, 6 de outubro de 2007

SEM CONTAR CALORIAS


Para saber quanto comer para não engordar, faça assim: coloque no prato uma quantidade pequena de cada alimento e coma devagar. Se ainda estiver com fome, sirva-se novamente da mesma combinação. Você tem vontade de comer só mais um pedacinho de torta ou de carne? Então, esqueça. Isso não é fome e o que consumir a partir daí vai fazer você engordar

Na maioria das dietas, a ordem é tirar um ou mais alimentos do cardápio. Aqui é diferente: você fica liberada para comer de tudo, desde que acerte nas combinações – elas devem ser bem feitas do ponto de vista nutritivo e também da digestão. “Parcerias erradas fazem com que os alimentos fiquem retidos no estômago por muito mais tempo e fermentem”, defende a médica e nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla, no Rio de Janeiro, e autora do livro Quem Disse Que Comer Engorda (editora Idéia e Ação). Fermentados, os alimentos passam a armazenar mais energia entre suas moléculas, o que dobra ou até triplica as calorias da refeição. Esse processo ainda estimula a produção de toxinas, deixando o metabolismo mais lento e você cada vez mais pesada.
Além de evitar parcerias impróprias, a nova dieta das combinações (ou fisiológica, como Paula gosta de chamá-la), respeita as etapas da digestão – duas horas para as refeições pequenas e quatro para as maiores. Ou seja, duas horas depois do café-da-manhã você pode fazer um lanche. O intervalo entre o almoço e o lanche da tarde deve ser um pouco maior: cerca de quatro horas. “Voltar a comer num intervalo muito curto atrapalha a digestão dos alimentos que ainda estão no estômago. E isso também fermenta”, avisa Paula. Resultado: perder peso fica difícil.
Disposta a seguir a dieta? Talvez você tenha de abrir mão de hábitos consagrados na sua rotina alimentar, como beber suco na refeição. Esqueça também o doce na sobremesa: ele só deve ser consumido longe de outros alimentos. Por outro lado, você pode continuar comendo carboidrato (arroz, pão, batata) com proteína (bife, peixe, hambúrguer) – dupla proibida nas primeiras dietas que sugeriram a combinação de alimentos.
PARES IMPERFEITOS
A médica e nutróloga Paula Cabral explica por que você deve evitar...




suco ou fruta na refeição
Quando você come carne ou massa (alimentos absorvidos no estômago) e termina a refeição com uma fruta (alimento absorvido no intestino), ela fica retida no estômago durante o tempo de digestão dos outros alimentos. Ali sofre a ação do calor, das enzimas e de uma quantidade maior de ácidos e acaba fermentando. O mesmo acontece com o suco.
melhor hora: consuma suco ou fruta nos lanches, com intervalo de quatro horas das refeições principais. Esse é o tempo ideal para não atrapalhar a digestão anterior e também para você aproveitar melhor as vitaminas, fibras e minerais presentes nesses alimentos.


doce na sobremesa
A enzima que digere o doce pode inibir a enzima necessária para a digestão dos alimentos salgados. O resultado é fermentação, toxina e metabolismo lento.
melhor hora: assim como a fruta e o suco, o doce pode ser uma opção de lanche. Mas basta um bombom!





leite com fruta ou pão
O leite não combina com nenhum alimento. Quem tem intolerância à lactose deve trocá-lo pelos seus derivados, como queijo, coalhada e iogurte.
melhor hora: deixe o leite para o lanche ou a ceia. E sempre sozinho ou, no máximo, com achocolatado light.




dois carboidratos na refeição
Colocar dois carboidratos no prato aumenta o risco de você ultrapassar a quantidade ideal. Qualquer excedente desse nutriente vira gordura. E isso deixa a digestão mais demorada.
melhor hora: um carboidrato no caféda- manhã, outro nos lanches e mais um no almoço. Depois de emagrecer, você pode comer dois por refeição





pão ou massa no jantar
O carboidrato aumenta a taxa de glicose no sangue. À noite, esse processo atrapalha a ação do hormônio do crescimento (GH), liberado no sangue duas horas após adormecermos. Na fase adulta, o GH é responsável pelo rejuvenescimento (refaz o colágeno que mantém a elasticidade da pele) e, ainda, impede que o organismo estoque gordura.
melhor hora: nas fases de emagrecimento e manutenção, coma carboidrato apenas na primeira metade do dia (no máximo até o final da tarde), quando o metabolismo está mais acelerado.


cerveja com comida
Tanto a cerveja como o vinho são bebidas fermentadas, que, submetidas ao calor do estômago, fermentam ainda mais. Eles fazem o mesmo com os alimentos que encontram pela frente, atrasando a digestão. Aí as calorias dos alimentos dobram. A produção de toxina também aumenta.
melhor hora: beba cerveja ou vinho separados das refeições e sempre acompanhados de bastante água. Aliás, beba água (2 litros por dia) entre as refeições para eliminar as toxinas do corpo e facilitar o emagrecimento



sobrepor refeições
Qualquer alimento que encontrar outro no estômago provoca fermentação, mesmo que este último esteja no final do processo de digestão. Além disso, o estômago pode distender pouco a pouco, acomodando quantidades cada vez maiores.
melhor hora: 7 h, café-da-manhã; 9 h, lanche; 13 h, almoço; 17 h, lanche da tarde; 19 h, jantar; e 21 h, ceia. Assim você faz duas horas de intervalo entre as refeições menores e quatro entre a maior (o almoço).

COMBINAÇÕES FELIZES


Neste cardápio, você monta as refeições como preferir. Siga as orientações para acertar nas parcerias



café da manhã


PROTEÍNA (você pode escolher mais de um item)
• Ricota
• Coalhada seca
• Queijo branco
• Mussarela
• Requeijão light
• Presunto magro
• Ovo
• Peito de peru
+
CARBOIDRATO (escolha apenas um item)
• Pão francês
• Pão integral
• Pão de centeio
• Pão árabe
• Torrada
• Cream cracker
OU
GORDURA (escolha apenas um item)
• Manteiga light
• Margarina sem trans
• Azeite de oliva
+
• chá ou café

____________________________


lanche da manhã


(escolha apenas um item)
• Suco de fruta
• Água-de-coco
• Bebidas energéticas

____________________________

almoço

CARBOIDRATO (escolha apenas um item)
• Arroz (de preferência integral)
• Batata (assada ou purê)
• Beterraba
• Cenoura crua ou cozida
• Feijão
• Macarrão
• Aipim cozido
• Suflê de legume
• Torta
Obs.: na fase de emagrecimento, até a dupla arroz e feijão deve ser evitada. Depois de atingir o peso que deseja, ela fica liberada.
+
PROTEÍNA (você pode escolher mais de um item)
• Almôndega
• Frango (cozido ou grelhado)
• Frutos do mar (camarão, lula)
• Carne magra (cozida ou grelhada)
• Peixe (ensopado ou grelhado)
• Rosbife
+
FIBRA (escolha à vontade)
Abóbora, abobrinha, alcachofra, alface, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, chicória, chuchu, cogumelo, couve-flor, escarola, espinafre, jiló, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, tomate, vagem.

____________________________

lanche da tarde

(escolha apenas um item)
• Iogurte natural desnatado
• Gelatina diet
• Pipoca sem gordura trans
• Cream cracker com manteiga (eventualmente)
• Leite com achocolatado light
OU
FRUTA (escolha à vontade)
Tangerina, laranja, tomate, abacaxi, grapefruit, limão, kiwi, lichia, morango, cereja, manga, amora, pêssego, maçã, pêra, damasco, ameixa, pinha, romã, pitanga, frutas secas (abacaxi, banana, caqui, damasco, figo, mamão, uva).

___________________________

jantar

PROTEÍNA (você pode escolher mais de um item)
Veja a lista do almoço
+
FIBRA
• Sopa de verduras e legumes (sem arroz ou macarrão)
Obs.: para temperar as folhas e os legumes (a turma das fibras), use azeite de oliva, limão e pouco sal.
OU
FRUTA (você pode escolher mais de um item)
Tangerina, laranja, tomate, abacaxi, grapefruit, limão, kiwi, lichia, morango, cereja, manga, amora, pêssego, maçã, pêra, damasco, ameixa, pinha, romã, pitanga, frutas secas (abacaxi, banana, caqui, damasco, figo, mamão, uva).

____________________________

ceia

(escolha apenas um item)
• Leite com achocolatado light
• Suco de fruta
• Salada de fruta