quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Manual de sovrevivência ao desânimo

Não importa se é depressão, só tristeza ou TPM, algumas atitudes podem suavizar os sintomas ou acabar com eles

mexa-se para espantar o baixo-astral
Está comprovado que suar a camiseta levanta o astral. A atividade física libera as endorfinas, antídoto certo contra essa lente que deixa o mundo cinza. No caso de depressão ou tristeza, os especialistas dizem que melhor ainda é o exercício ao ar livre: sabese que a exposição à luz solar regula o relógio biológico e que o índice de depressão é mais alto nos países em que o inverno é longo e cinza.

não tape o sol com a peneira
Os sentimentos existem para ser vividos, sejam bons ou ruins. Fingir que não existe sofrimento é um mau negócio. O preço vai ser cobrado no futuro e pode rolar um "colapso nervoso", aquela cena horrível de desabar num choro de repente, em plena festa, no meio de um monte de gente. Encarar a realidade é condição básica para poder mudá-la a nosso favor!

ponha a boca no trombone
Seus amigos podem ficar cheios de tanto ouvir você choramingar ou contar a mesma história, mas o bem que vai fazer a você falar dos sentimentos vale o mico. Pode ser uma frustração, uma derrota terrível, não importa: conte para alguém e você verá que o monstro não é tão terrível quanto parece. Escrever também funciona!

persiga o seu sonho
Não é porque o mundo parece estar conspirando contra que você vai desistir assim, fácil, do futurocom que está sonhando há tempos. Alcançar o que se espera pode ser só uma questão de tempo. A persistência e determinação podem levá-la bem longe (na direção oposta ao baixo-astral), porque as conquistas fazem enorme bem para a auto-estima.

Fonte: Boa Forma
http://boaforma.abril.com.br

Nenhum comentário: