sexta-feira, 25 de abril de 2008

O que são fibras ?

As fibras são substâncias de origem vegetal que não são consideradas fonte de energia, porque não podem ser digeridas pelas enzimas do intestino humano. São classificadas de acordo com suas propriedades físicas em solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis têm a habilidade de se ligar à água e formar géis. Também servem de alimento para bactérias do intestino. Fazem parte deste grupo as gomas, pectinas e mucilagens. Estas estão presentes nos seguintes alimentos: aveia, cevada, frutas, leguminosas, entre outros.

As fibras insolúveis compõem a estrutura das células vegetais. São encontradas em todos os tipos de substância vegetal. A principal fonte está presente nas camadas externas de grãos de cereais. Fazem parte deste grupo a pectina insolúvel, celulose e lignina. Estão presentes nos seguintes alimentos: farelo de trigo, folhas verdes e em algumas leguminosas.

As fibras proporcionam vários benefícios dependendo do tipo e da quantidade a ser consumida. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a recomendação diária deve ser entre 20g e 30g por dia; porém, estas quantidades devem vir de fontes alimentares variadas. Se por um lado a fibra é muito necessária; o excesso dela (ingestão acima de 35g por dia) pode ser prejudicial porque compromete a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.

O aumento do consumo de dietas ricas em fibras está relacionado com a diminuição de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de intestino e distúrbios gastrointestinais.

As solúveis : Por formar um gel quando em contato com a água, faz com que o alimento permaneça mais tempo em contato com as paredes do estômago. Promove uma lentificação do esvaziamento gástrico proporcionando uma maior sensação de saciedade. Desta forma, colabora para que a pessoa coma menos, já que a sensação de fome acaba mais rápido.

Outra vantagem é que com o esvaziamento gástrico mais lento, alguns nutrientes são absorvidos mais devagar, como por exemplo a glicose, que está contida em alguns alimentos; isso favorece pessoas diabéticas, porque ajuda a manter os níveis de glicemia (glicose no sangue) equilibrados.

Também são indicadas para pessoas que estejam com os níveis colesterol sangüíneo aumentados, já que eles se ligam aos sais biliares e promovem sua maior excreção. Estes sais são então extraídos do colesterol sangüíneo, e, desta forma, diminuem seus valores.

As insolúveis :Estas fibras auxiliam pessoas que têm dificuldade de evacuar, pois elas retêm água e aumentam o volume das fezes, estimulando a propulsão do bolo fecal e facilitando a evacuação.

O Ideal é consumir alimentos ricos em fibras variados. Consuma sempre porções de alimentos ricos em fibras solúveis e fibras insolúveis.

fonte : aprendendo a emagrecer

2 comentários:

complexaa disse...

huahauhau eu coloquei no meu blog também falando de fibras!
desculpa mas estou de penetra!
hehe
;*

ProAna *Aninha disse...

Nooooossa!! você não faz noção do quanto amei seu blog! cheinho de dicas e de links legais!! muito bom mesmo! PARABÉNS! obrigada por ter deixado o comentário dando força!! valeuzão!!! estarei sempre passeando por aki pra me informar cada vez mais!!
beijossss =*