sexta-feira, 25 de abril de 2008

Higienismo - Limpando o organismo


Alimentação inteligente, atividade física, dormir bastante e ter contato harmonioso com as pessoas e com a natureza. Este é o princípio básico do higienismo, uma verdadeira doutrina que tem como objetivo "limpar" o organismo, dando bem estar e qualidade de vida para seus seguidores.

Tânia Alves é referência no assunto. "Há sete anos sigo o programa higienista que é uma verdadeira filosofia de vida", conta a atriz que introduziu a prática também em seu spa, o Maria Bonita, em Friburgo, no Rio de Janeiro". O higienismo resgata concepções esquecidas com o barulho dos dias modernos.

Tânia explica que o sistema foi criado por médicos americanos a partir de descobertas que culminaram com o avanço da Biologia no século passado. Do inglês "Natural Hygiene", é, por definição, uma ciência de saúde que respeita as leis naturais, ou, os processos físicos e químicos que regem o funcionamento do corpo humano, mantendo ativo seu incrível poder de construção e regeneração.

"Como é de cunho essencialmente científico, trata-se de um sistema dinâmico que vem incorporando desde a sua criação, todas as novas descobertas a respeito de Saúde, Nutrição, Ecologia e Qualidade de Vida em geral, ajudando assim, a transformar a vida de milhões de pessoas", conta a atriz.

Essas novas informações são discutidas e difundidas todos os anos em Congressos Internacionais organizados pela Natural Health Association, sociedade americana da qual Tânia Alves é membro e aonde sempre recicla seus conhecimentos para aplicar no Spa Maria Bonita e em suas palestras.

O higienismo prevê também uma mudança alimentar. São cinco os princípios básicos: comer 70% dos alimentos crus; evitar ou eliminar comidas que produzam toxinas; respeitar as etapas do processo digestivo, que tem a ver com os horários de funcionamento do organismo; combinar os alimentos corretamente; não se alimentar em excesso.

Tânia entende que a comida funciona como o combustível para a vida. "Não é comer muito e descontar outras frustrações na alimentação. É ter prazer em comer para se alimentar. Os outros problemas resolvemos e descontamos de outras maneiras."

Respeitando os horários de funcionamento do corpo, a atriz acredita que consegue obter mais energia para o dia-a-dia. "Até o meio-dia só como frutas. Por isso tenho uma disposição de leão. Se você come aqueles cafés com muita informação, o organismo perde muito tempo para processar esses alimentos e gasta muita energia também. É o que o programa chama de alimentação inteligente, que respeita as necessidades e os limites do organismo".

No higienismo é preciso respeitar os horários determinados. Das quatro horas da manhã ao meio dia é o horário da Eliminação, quando só frutas são permitidas. Neste período o organismo se livra os resíduos não aproveitados do ciclo anterior e outras sobras das funções metabólicas.

Entre meio dia e oito horas da noite é chamado de Ingestão. Almoço, lanche e jantar devem estar presentes aí. Das oito da noite até as quatro da manhã não se deve comer nada. É neste período que o corpo está assimilando todos os nutrientes e informações do dia.

Mas existem outros pontos fundamentais para uma existência harmônica do ser humano segundo os preceitos do higienismo. "Dormir bem e bastante é fundamental", explica Tânia Alves. "Durante o sono profundo é que tudo se processa. É quando o organismo recebe as informações que mandamos para ele durante todo o dia".

Fazer uma atividade física. "Por todos os motivos que já conhecemos. Dá força, resistência, ajuda no sono e na maneira como encaramos e resolvemos os problemas, faz com que você consiga lidar melhor com os desafios que a vida impõem".

Bem alimentado, descansado e com o corpo bem cuidado, resta o último passo que, segundo a atriz, é a receita da juventude e saúde: bom humor. "Ter uma atitude positiva, resgatar o entusiasmo de uma criança e estar sempre aberto para o novo. Ter contato com a natureza sempre, de onde vem o real poder e a vitalidade. Estar sempre em movimento e sintonia com as forças que vêm através da natureza e suas manifestações".

Christiane Valente

Fonte: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/030725_bel_higienismo.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

ophelia procured vaidya bonaventura suspicious briefly quotation shampoo examples discern summarise
semelokertes marchimundui