terça-feira, 18 de setembro de 2007

Líquidos X digestão


Porque não devemos tomar líquidos junto às refeições?

Em saúde sempre surgem novas teorias e até que surja uma boa explicação para uma teoria precisamos de cautela. Em relação ao consumo de líquidos ouvi muitas vezes esta pergunta: Beber junto às refeições interfere no processo digestivo? A minha opinião em relação a isso sempre foi a de que o consumo de líquidos junto às refeições costuma “acelerar” o nosso comer, o que interferiria na saciedade. O que aprendi e aceitei como um ótimo conceito a respeito disso é o que relato a seguir:

Mastigação e saciedade

Quanto à questão da saciedade ela deixa de ocorrer em função da pouca mastigação que ocorre na boca.

Dentes: Nossos dentes bonitos e fortes servem para muito mais do que nos possibilitar um belo sorriso. Eles são uma das estruturas mais fortes que possuimos em nosso organismo, servem para triturar os alimentos em pequenas partículas, facilitando o trabalho das enzimas que atuarão em todo o trato gastrintestinal a partir da boca.

Enquanto estamos mastigando nossas enzimas estão se preparando para atuarem e assim nosso cérebro vai recebendo a informação de que já está recebendo alimento, o que ajuda na saciedade.

Prejuízos do excesso de líquidos

- Diluição dos sucos digestivos: Produzimos de 3 a 5 litros de sucos e enzimas que realizam nossa digestão. Imaginem 2 latas de refrigerante ou 2 copos de suco junto a estas substâncias. É como se diluissemos o detergente com que lavamos a louça.

- Chegada de alimentos mal digeridos ao estômago e ao intestino: Nosso estômago desempenha um papel de “liquidificador” que serve para amassar os alimentos que ingerimos tornando-os uma massa que irá para os intestinos.

Se colocamos pedaços muito grandes no liquidificador o que acontece? Ele custa mais para bater.

E se ele estiver muito cheio? Os pedaços ficarão grandes.

Se colocamos muito volume de líquidos e sólidos no liquidificador o que acontece? Vaza pela tampa ou por baixo se houver um “escape”. Acontece o mesmo com nosso estômago

Excesso de volume no estômago

Com excesso de líquidos ou de comida o estômago sofre, pois “vaza” para cima provocando azia ou para baixo provocando gases, por proporcionar pouca ação dos sucos gástricos sobre os alimentos.

Dificuldade de ação das bactérias e das enzimas no intestino

Ao passarem pelo estômago alimentos mal triturados, o próximo encarregado da tarefa será o intestino.

Qual o principal papel do intestino? Permitir a passagem de vários nutrientes para o sangue. Nosso intestino possui uma membrana permeável e sensível sendo ela que permite a passagem dos nutrientes para a circulação sanguínea. Álém disso possui área absortiva de aproximadamente 60 m2 (= 1 cancha de tênis) ela serve de “barreira” para que os elementos nocivos não passem para nosso sangue. Para isso é importante que ele esteja bem hidratado (consumo de água adequado), que consiga liberar as enzimas e sucos e que estes atuem como deveriam, em pequenas partículas alimentares e não em grandes pedações de comida.

Outras “amigas” que possuimos no intestino são as bactérias que auxiliam na limpeza desta grande área. Para que elas atuem adequadamente é preciso manter boas condições desde a escolha e limpeza dos alimentos até sua mastigação.

O que fazer? Como matar a sede? Quanto de líquido podemos tomar?

Deveríamos beber no máximo 200 ml de líquidos junto às refeições no período que compreende uma refeição, que inicia 30 minutos antes e até 2 horas após.


Fonte: www.maribel.com.br

Um comentário:

Ana Blues disse...

ADOREI! Vou linkar, ok? Beijos mil.